terça-feira, 12 de junho de 2012

Retranca FC 2x4 Real Universitário

Arbitragem despreparada e amadora transforma partida em confusão
Em momentos da partida, árbitro Djoni Antunes teve que pedir ajuda da organização para saber a quantidade de jogadores para reiniciar a partida.





Tanto Retranca quanto Real Universitário sabiam da importância da partida, uma vitória classificaria a equipe para a fase seguinte, equipes concentradas para a batalha e ambos se respeitavam antes mesmo da bola rolar e mal esperavam no que a arbitragem iria reservar para o espetáculo.

O Retranca mudava a equipe em relação a estréia contra a Auto Escola GM, Rafinha entrava na equipe no lugar de Ipujicam e a formação inicial era de Xilipoka no gol, Beto, Cris e Junior faziam a parte defensiva, Rafinha e Guilherme faziam o meio e Adriano no ataque. O Real Universitário querendo a classificação adiantada entrava em quadra com Augusto; Bruno Aquino, Guilherme, Maycon, Fernando, Rafael e Thiago Silva.

A partida começa equilibrada e com poucas chances de gol, aos 5 minutos o árbitro apita uma falta de Cris, que esse não concorda, na cobrança Xilipoka faz uma grande defesa.

Aos 7 minutos Rafinha recebe de Guilherme, avança com ela e de longe bate forte, a bola explode no travessão, assustando o goleiro adversário.
Aos 15 minutos sai o primeiro zero do placar, numa bela jogada do Real Universitário, Thiago Silva abre o placar, 1x0 Real Universitário. Em seguida o adversário amplia, aos 16 minutos Felipe faz 2x0.

Após isso, o “talentoso” arbitro e a equipe arbitral da organização do Campeonato começam a proporcionar uma verdadeira lambança e desrespeitar todo o regulamento, três atletas do Real Universitário jogam sem caneleiras, uso obrigatório por parte de todos os atletas, os mesmos pegam emprestadas e voltam pro jogo normalmente, vale lembrar que em jogos acompanhados no mesmo campeonato a arbitragem de forma alguma deixou qualquer atleta jogar ou até mesmo trocar o utensílio com outro companheiro, neste, o regulamento foi ferido lamentavelmente, após muita confusão e amadorismo, o jogo reinicia.
Mesmo os atletas do Retranca e Real Universitário bastante nervosos após o causo das caneleiras e várias faltas apitadas equivocadamente, o Retranca muda e Ipujicam entra no lugar de Adriano, o jogo melhora para o Retranca, o atleta entra com muita vontade de decidir a partida e começa a dar trabalho para a defesa adversária.

Aos 23 minutos, o lance do jogo, Ipujicam é derrubado e covardemente é chutado no chão por dois atletas do Real Universitário, Ipujicam levanta-se e o árbitro levanta o cartão vermelho para ele erroneamente e Rafael do Real Universitário, muita confusão e bate-boca, Ipujicam inconformado com a expulsão sai de quadra revoltado e bastante indignado com a incompetência do árbitro, Cris era o atleta mais indignado e revoltado em quadra.

A partida reinicia e Cris cobra a falta com raiva e vontade e a bola explode com força na rede, o Retranca diminui para 2x1 no último minuto de jogo, muita vibração dentro de quadra e assim termina a primeira etapa.

Tanto atletas de Real Universitário, quanto do Retranca não conseguem esfriar a cabeça no intervalo e ficam inconformados diante de tanta trapalhada da arbitragem nos 25 primeiros minutos de partida.

Quando o jogo recomeça a maior prova do amadorismo e despreparo do árbitro, o Retranca entrava em quadra com cinco jogadores de linha e o goleiro, o Real Universitário entrava em quadra com seis atletas de linha e mais o goleiro e o jogo estava iniciando, sabendo que o mesmo árbitro havia expulsado um atleta de cada lado no final do primeiro tempo os atletas do Retranca não se conformaram e avisaram o árbitro, se não bastasse ele não ter conferido as caneleiras no inicio do jogo e não contar a quantidade de atletas de ambos os lados para o inicio da segunda etapa, ele teve a “capacidade” de ir até a mesa para conferir a súmula, organizadores do Campeonato tiveram que entrar em quadra para ajudar no prosseguimento da partida. Após muita discussão o jogo reinicia da forma correta, ou seja, com cinco atletas de linha e um no gol, quando a bola ia rolar, foi lembrado que o goleiro adversário havia levado amarelo nos últimos segundos do primeiro tempo e teria que cumprir o restante da punição no inicio do segundo tempo, mais uma grande discussão e bate boca entre atletas, organização e arbitragem.

Enfim, a partida é iniciada, sem clima para a partida entre os atletas de ambas as equipes, o jogo começa sem chances e com muitas faltas que na maioria das vezes era invertida pelo árbitro, gerando mais nervosismo na partida, o Retranca estava descontrolado em quadra e tomava dois gols e dois vacilos da defesa, aos 11 e 13 minutos o Real Universitário, praticamente liquidava a partida.

Aos 20 minutos, após a 6ª falta coletiva, Cris na marca penal tem a chance de diminuir o placar, mas o goleiro acerta o canto e defende maravilhosamente, aos 21 minutos um lance de contraste diante de tanta confusão e Xilipoka de uma trave a outra arrisca o chute, a bola saí forte e encobre o goleiro adversário, marcando um golaço de placa, mas não dava tempo para mais nada, fim de jogo 4x2 para o Real Universitário. Após o apito final, enquanto os atletas do Retranca saiam de quadra envergonhados diante de tanto amadorismo por parte de uma arbitragem de um Campeonato tão visado, os atletas do Real Universitário continuavam em quadra para protestar com o árbitro, mesmo após a partida ter terminado o goleiro adversário levava o cartão vermelho que erroneamente não foi colocado em súmula, que esta se não fosse lembrada pelo técnico do Retranca, seria assim entregue aos atletas sem a assinatura dos atletas.

Na tarde desta quarta-feira o Retranca foi informado da exclusão definitiva do atleta Ipujicam e conferindo o boletim da CELD, o cartão vermelho apresentado pelo árbitro após o término da partida para o goleiro adversário não foi colocado em súmula ou registro, ou seja, a bagunça continuou firme e forte.
O Retranca após o jogo fez uma reclamação dos fatos ocorridos na tarde de domingo por email para a organização arbitral da CELD que até o presente momento não se manifestaram, a equipe depende somente de si para se classificar e basta uma boa vitória contra o Nova Esperança e contra tudo e contra todos irá lutar até o último segundo de jogo para que isso aconteça e dedicar a vitória a Ipujicam, um dos símbolos de vontade e raça do Retranca Futebol Clube.

Retranca FC 2x4 Real Universitário
RetrancaFC: Xilipoka, Beto, Cris e Junior; Rafinha e Guilherme; Adriano. Suplentes: Rael, Jurandir, Leandro, Romário Jr., Tiago Campos e Moriel.
Gols: Cris e Xilipoka.

Um comentário: