domingo, 29 de maio de 2011

Memórias de uma tragédia anunciada!

Conversa séria galera...infelizmente nem todos os integrantes do Retranca FC acompanham este blog.

O final de semana do Retranca FC foi simplesmente trágico. Pela derrota para os Mórmons?
Claro que não...isso é o de menos, toda equipe em qualquer que seja o esporte convive com isso.
Primeiramente, nossas atitudes infantis de time derrotado, de gente que não sabe perder e inventa desculpas delo fracasso.
Contra os Mórmons a equipe começou jogando errado? Talvez...mas não é motivo para praticar o que fizemos, discutir com os companheiros de forma áspera, discutir e ameaçar de forma grosseira com os adversários...perdemos na bola e sofremos uma humilhação no caráter.
No sábado, méritos para Tonho, Edú, Danilo, Thiago, Neno que jogaram futebol e tiveram humildade para assumir erros e não comprometer a integridade do jogo e de seus artistas, mas méritos principalmente para Carlão que com uma simples frase implorou um pedido que nos falta ultimamente "Caráter não se compra, conquista".

Bom, chegou o domingo, hora de esquecer a derrota e  os problemas do dia anterior e voltar as origens do Retranca FC, que é a amizade e união.
Era para ser uma manhã de alegria pela volta aos gramados do Moriel e sua incrível superação, Madson fez questão de treinar jogadas, incentivou a todos e vibrava em cada lance ou jogada perfeita. Prestes a terminar mais um "joguinho", Thiago protagonizou um episódio ridículo, ao bater boca, agredir e ameaçar Romário após uma simples falta, o mesmo já havia entrado maldosamente em duas oportunidades em Samuca.

Voltando ao passado, repito, estamos nos esquecendo da verdadeira origem do Retranca FC, que é a superação, alegria , confraternização e união...lembrem do início de nossas reuniões onde vibravamos pelo passe certo no companheiro, dos lances que achavamos engraçado quando alguém perdia um gol feito, quando xingavamos sem maldade quando alguém jogava a bola pro mato, quando tiravamos sarro quando alguém logo cansava...tempo que tá fazendo falta, só porque temos um uniforme não precisamos aparecer mais que o amigo, cada um tem seu valor no grupo, sem essa de mais ou menos, quando perdemos, perdemos juntos, quando vencemos, vencemos juntos, mas quando alguém comete algum delito como o de hoje pela manhã, essa é exclusivamente de quem protagonizou e não será mais aceita pelo grupo. Castigo é para crianças e esperamos que o Retranca FC não se torne uma creche, é hora de darmos as mãos e principalmente perdir perdão pelos erros e tropeços.

Pedimos, pelo bem do Retranca FC, COMPROMISSO e DEDICAÇÃO para alguns, a maioria dos integranmtes entraram de cabeça no projeto Retranca FC e esses querem que todos tenham a mesma atitude, pois precisamos não da metade e sim de TODOS, aqueles que reconhecem que não tem condições de fazer isso, lembro, não são obrigados a seguirem na barca, mas com certeza, preferimos que continuamos todos juntos por juito tempo.

Hoje o Retranca FC por obrigação deve no mínimo uma salva de palmas para a Daiane, esposa do Helton, por toda a dedicação e incentivo que tem dado a cada dia para este projeto. Aos "brigões", usem de exemplo as atitudes de uma "menina" que jamais chutou uma bola, mas tem dado mais espetáculo que todos os "meninos de chuteiras".

Obrigado por tudo Day, o Retranca FC te ama e não pode ficar sem você...

A todos, uma ótima semana, fiquem na presença de Deus a cada segundo e até sábado no amistoso na Sadia as 14 horas.

Juliano Rogge

2 comentários:

  1. Muito bem postado Juliano, já estamos chamando de time o que antes era chamado família Retranca, não me entristece mais a derrota em campo do que a derrota da virtude, o querer vencer a qualquer custo em uma demasiada preocupação egoísta, sem se importar que talvez, só por acaso o meu adversário seja humano, e que de repente ele tenha família, uma família unida como esperamos que seja a família Retranca.

    Waldyr Rocha

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Neno...antes do jogo na Sadia, me ajude a lembrar de ter uma bela conversa antes e por favor, mais importante, nos abraçarmos e fazermos uma oração todos juntos....

    ResponderExcluir